domingo, setembro 25, 2011

Metamorfose

Associo à palavra metamorfose a transformação. A mudança. A alteração de características de algo.

Ninguém terá dúvidas que o presente momento configura um excelente exemplo de metamorfose, de mudança ou de transformação. A crise económica, com uma tendência para ficar ainda mais severa, vem catalisar o processo de metamorfose, começando pela alteração dos hábitos e culminando na desejável consciencialização individual acerca do "onde estamos e para onde vamos".

Refiro-me a uma contínua e longa metamorfose. Não consegui ainda perceber onde irá culminar. Assist-se ao iminente colapso de uma das economias europeias em paralelo com a adopção de uma série de medidas de austeridade que não estão a ser bem recebidas pela sociedade. Falo, claro está, da situação da Grécia. No caso da Comunidade Europeia (CE) deixar de apoiar a Grécia, e fôr este país "convidado" a abandonar este grupo, o futuro em Portugal não será fácil. Nada mesmo. E a tendência é verificar-se este realidade. 

Como que "misericordiosamente"  a CE tem vindo a ajudar este país, nos últimos meses, sem que haja ou se constate uma resposta forte e comprometida por parte desta economia. E isso não é bom. Esgotam-se as oportunidades e a paciência de quem "abre os cordões à bolsa".

Próximo Tema: Insulares

Sem comentários: