quarta-feira, outubro 26, 2011

Assaltos às caixas multibanco

Nos últimos tempos a esta parte tem-se ouvido falar muito em "assaltos" às caixas multibanco. Para mim, este tipo de crime, o que tem de "comum" tem de "inédito". Senão vejamos.

Quatro em cada cinco notícias publicadas sobre este tipo de ilegalidade deixa-me verdadeiramente surpreso. E um grande bocado preocupado, posso também avançar. Assalto, por definição do dicionário, é definido como sendo um "ataque súbito a alguém ou algo, em geral utilizando a força ou ameaças e com o objectivo de roubar". Já o roubo, ainda no mesmo dicionário, consiste em "acto ou efeito de roubar; subtracção ou imposição de entrega de coisa móvel alheia, com ilegítima intenção de apropriação, cometida com violência ou ameaça". Do atrás percebe-se portanto a minha (legítima) consternação.

Estamos perante um novo tipo de ilícito. Afinal, e segundo o que é publicado, são as pobres (literalmente) caixas multibanco que são "subitamente violentadas" com o firme e claro objectivo de verem ser roubado o seu valioso conteúdo. Sem hipótese de contestação, sem poder ser pedido pedir mais meiguice ou um jeito para ser mantida a fachada do prédio onde estão embutidas....

Desde a utilização de jipes, carrinhas, botijas de gás (técnica que tem vindo a ser aprimorada), tudo serve para causar estragos avultados e, claro está, permitir a consecução do crime e em alguns casos, fazer com a que a caixa multibanco vá arrastada pela estrada fora. 

Ou seja, assiste-se a um verdadeiro "dois em um". Assalto e roubo às caixas multibanco!!

Próximo Tema: Pintar o cabelo

Sem comentários: