terça-feira, novembro 22, 2011

Bilhetes do Estacionamento

Tanta coisa que é inventada todos os dias e nunca pensaram em encontrar um substituto para o irritante bilhete do estacionamento. É das piores coisas que há. 

Em primeiro lugar, nem sempre as máquinas dos estacionamentos estão 100% funcionais. Significa isto não raro, há alguém que fica a estupidificar atrás da cancela, pacientemente (ou não), à espera que o sistema decida deixar entrar, abandonando a mensagem de "parque cheio". Ao mesmo tempo que se vêem carros a sair ou lugares vazios, mesmo à frente da cancela. Já me aconteceu.

Em segundo lugar, a probabilidade de alguém como eu esquecer-se do local onde colocou o bilhete do estacionamento tão grande como já me terem tirado parte do subsídio de Natal. Na medida em que na maior parte dos parques o pagamento do estacionamento é efectuado na caixa automática, é natural que não se deixe o bilhete do estacionamento no interior do carro. A menos que se queira fazer uma promessa a algum Santo e se opte por fazer 3 vezes a mesma viagem. E consequentemente perde-se muito facilmente o rasto ao bilhete. Triste sina teve um conhecido meu. Colocou o bilhete de estacionamento no ventilador do ar do seu carro, no tablier, para não se esquecer de onde o tinha deixado. Acontece que o bilhete entrou para dentro da conduta de ar. Resultado: o bilhete ali mesmo, à vista de qualquer pessoa, mas de forma inalcançável. O tablier do carro teve de ser desmontado. E no final teve de pagar "um pouco" mais de parque de estacionamento.

Em terceiro e último lugar, é sabido que hoje em dia há sistemas deu agilizam o pagamento do parque - Via Verde. Contudo, não há corredores dedicados para a saída do parque de quem pagou o estacionamento com o identificador que normalmente usa nas portagens. Significa isto que vale o que vale pagar desta forma. É certo que se evitam alguns minutos nas filas da caixas automáticas, mas também é certo que vão ser compensados na fila para a saída do parque do estacionamento. Além disso, obriga a que exista um identificador deste tipo. 

Devia haver a possibilidade de se ter um identificador que fosse válido em vários parques de estacionamento. Sem vínculo contratual a uma concessionária cujo "negócio" nem sequer são parques de estacionamento. Mas que naturalmente aufere o que aí se paga. Porque disponibiliza o seu know-how..

Próximo Tema: Greve Geral

Sem comentários: