quinta-feira, novembro 17, 2011

Canivete Suíço

Qualquer elemento do sexo masculino que se preze tem um canivete suíço. Não se trata de algo opcional. É obrigatório ter um. Mesmo que não se ande com ele de um lado para o outro com um canivete deste tipo, como o saudoso e MacGyver...importa ter um. E acredito piamente que qualquer mulher gosta de saber que o seu macho tem este tipo de ferramenta e lhe sabe dar uso com mestria. Ao canivete, não falei "noutras" ferramentas...

O primeiro e genuíno canivete suíço remonta ao ano de 1891. O exército suíço pretendia, para uso exclusivo dos seus soldados, um canivete que fosse versátil, leve e fácil de transportar, mas que simultaneamente fosse bastante resistente. Desta importante e legítima pretensão até à execução do primeiro canivete suíço genuíno primeiro medearam 10 anos, altura em que foi produzido o primeiro protótipo.

Tenho alguns canivetes suíços, como não podia deixar de ser. Desde o modelo mais simples até ao modelo em que "apenas-falta-tirar-cafés". Em qualquer dos casos, sinto-me invariavelmente mais completo. Mais seguro. Sei  perfeitamente e confio cegamente que posso sair ileso de qualquer situação. Por mais complexa que seja. Posso construir bombas e posso quem sabe, construir alguma coisa que me apeteça, tipo uma nave espacial. Não foi à toa que vi várias vezes a série de programas do MacGyver. E tanto que aprendi. De química, da minha tão querida física e da tão necessária biologia. 

Gosto muito deste tipo de artefacto. Ainda que já tenha perdido algum sangue em consequência de me ter cortado em lâminas. Ou de já ter perdido peças de alguns dos caniveste...pinças, por exemplo. Quem diria que as têm...mas é um facto!

Próximo Tema: Trocos

Sem comentários: