quinta-feira, novembro 03, 2011

Fósseis

Remonta ao meu longínquo 2º ano do ciclo a paixão pelos fósseis. Lembro-me perfeitamente do momento em que a minha professora de Ciências naturais em desespero ter introduzido o tema numa das várias enfadonhas aulas e ter conseguido cessar a guerra de bolas de papel entre ambos os lados da sala. Se a memória não me trai, durante o resto do "período" até terminarem as aulas, não havia ninguém mais atento que eu naquela aula. Afinal cheguei a defender convictamente que iria encontrar um fóssil intacto de um dinossauro... Daí ter passado a carregar comigo todo e qualquer calhau que encontrava na rua e religiosamente posicionava na varanda lá de casa para minha análise subsequente. Algumas vezes tinha de voltar a levar tudo para a origem. Bastava o olhar zangado da mãe...

Fósseis não são mais que restos de seres vivos (plantas ou animais) preservados em sistemas naturais. Assim sendo, e de forma muitíssimo simplista, torna-se possível encontrar vestígios de seres vivos que habitaram neste planeta há largas centenas de anos. Basta para isso terem sido preservados em meio adequado e em particular longe de alguns agentes erosivos (e.g.: vento e chuva ou mesmo longe da actividade animal). Se assim for é possível obter um legado muito interessante.

A descoberta de fósseis permitiu à comunidade científica a obtenção de vários prémios Nobel. Ou pelo menos ter "substrato" para se candidatar a receber um.  Frequentemente é possível encontrar restos de seres vivos aquando da datação de uma determinada rocha e legitimamente associar a existência desse ser vivo a uma determinada época, tendo como referência a idade da rocha. Será sempre um valor estimado, e não exacto, mas dá para se ter uma ideia. 

Há vários estudos dedicados a esta matéria e não tenho dúvida que a melhor coisa que podem sugerir a um paleontólogo será mesmo pedir-lhe que fale do seu trabalho. Certamente que terão tema de conversa para 3 dias seguidos. E sempre com a mesma emoção na voz e brilho no olhar!

Próximo Tema: Passwords

Sem comentários: