quarta-feira, novembro 09, 2011

Nomes próprios

Quem já teve a felicidade e sorte em conhecer-me ou privar comigo sabe o quanto gosto do meu nome. Gosto de vários nomes, é certo, mas o meu nome, João, é sem dúvida o meu preferido. João e das conjugações possíveis que daí advêm: Maria João, Joana, além das 900 possibilidades que João pode ter quando conjugado com outros nomes próprios. É usual dizer-se que há um João em cada lar português. E acredito. Tal como haverá uma Maria.

O tema dos nomes próprios é "quente" neste momento. Estou em negociações com o meu irmão e minha cunhada, no sentido de contribuir com as minhas sugestões para nomes. E já o tenho feito, quer para meninos, quer para meninas, na medida em que ainda falta um pouco (semanas) para que se saiba em concreto qual o sexo do "feijão".

Seja qual for o sexo - pouco me interessa - já foi possível definir uma shortlist de 3 nomes masculinos e igual número de sugestões para nomes femininos. Há vários nomes que já fui tendo oportunidade de submeter para aprovação, mas que foram liminarmente rejeitados ou pelo meu irmão ou pela minha cunhada. Prevejo uma tarefa complicada e um desafio engraçado, mas sem dúvida estimulante.

Nota: Infelizmente, e no caso de vir a ser padrinho de um "menino", o meu nome não poderá ser dado ao meu afilhado e sobrinho. A minha cunhada diz que já há muitos Joões na família (pai dela, irmão dela e eu). Donde, terei de guardar este trunfo para quando...tiver o meu! Até lá...não me doa a cabeça!!

Próximo Tema: Excentricidades

Sem comentários: