sábado, dezembro 31, 2011

Balanço de 2011

Eis que somos chegados ao último dia do ano de 2011. Para muitos terá sido um excelente ano, marcado pelo cumprimento de vários objectivos pessoais e profissionais, propostos no início do ano e para outros nem por isso. Mais do pensar em festividades, nesta altura do ano, importa efectuar o balanço do que foi bom e do que poderia ter sido melhor. De forma honesta e sobretudo interiorizando os resultados para que este novo ano comece da melhor forma.

O ano que termina foi para mim marcado por uma série de "provas". Ao nível pessoal e ao nível profissional. Foram várias as "opções de caminho" a seguir. Alguns terão sido bem escolhidos, outros nem por isso. O tempo o dirá. Foi um ano marcado por mudanças na minha personalidade e no meu feitio. Por vezes percebidas com quem lido, e outras sem que certas pessoas tivessem tempo de perceber. Ou porque não quiseram ou porque eu não quis que percebessem. Muito fica por mudar em mim, e como em tudo, irá sendo mudado, a pouco e pouco, e num processo que antevejo moroso, mas que espero sinceramente que tenha bons resultados.

Também no campo profissional é também altura de ser feito um balanço. Há coisas boas e há coisas más. Entendo que as coisas más constituem oportunidades de melhoria. Um dos vários defeitos que tenho, e que terá de ser trabalhado este ano, está relacionado com a expectativa que tenho relativamente a cada pessoa que comigo trabalha. As pessoas têm ritmos de vida (e de trabalho) diferentes umas das outras, formas de estar na vida diferentes e isso condiciona naturalmente a sua forma de estar ao nível profissional. A solução passa por deixar de criar altas expectativas como tenho feito até agora. Na maioria das vezes que o faço sou mal sucedido. Não estou com isto a dizer que sou melhor que alguém. Estou apenas e só a partilhar que não mais o farei . O "feedback" / resultado final não podia ser pior e não o fazendo, talvez signifique que possa conviver de forma mais pacífica e tranquila comigo mesmo.

No ano que entra, este blogue passará a ter outro figurino. Os dois últimos anos tiveram temas desenvolvidos diariamente...o que não é fácil. Quase 800 temas desenvolvidos e com a partilha do "próximo tema" a ser desenvolvido. É um exercício complexo, intrincado, mas nem por isso menos interessante. Mas como em tudo, o modelo que passará agora a ser experimentado será ligeiramente diferente.

Não é um modelo inédito. Basicamente, e analogamente ao que fazem alguns comentadores residentes em alguns canais televisivos, passarei a escrever semanalmente (em princípio ao Domingo). Durante a semana farei para mim mesmo uma escolha de temas que entenda ser interessantes e desenvolverei os mesmos no final de semana. Deixar de haver a "sugestão" do tema a ser desenvolvido no dia seguinte. Ou seja, deixa de haver dia seguinte.

Da minha parte, e para terminar, espero que o ano de 2012 não seja tão mau como o que "pintam" e que para todos nós, seja melhor que o ano que finda. Que todos os projectos pessoais e profissionais se realizem e que haja saúde. E dinheiro. Acima de tudo estes dois aspectos.

Até lá...uma boa semana!

Sem comentários: