domingo, julho 06, 2014

Comissão da Banca

Quem como eu tem o (in) feliz hábito/disciplina de conferir as facturas do que paga, já percebeu, no caso dos extractos bancários, que há bancos que cobram um valor mensal denominado "comissão da banca". Outros bancos, de forma mais vulgar, denominam esta parcela de "despesas de manutenção". 
Há uns anos dei-me ao trabalho (tinha mais tempo livre) de questionar um gestor de uma conta minha o que era isso da parcela das "despesas de manutenção". E mais. O porquê do banco fazer esse débito e ainda a razão pela qual, naquele banco em concreto, não sempre ser constante. Pior...ir aumentando. Não conseguiu explicar de forma que me satisfizesse. E não fosse o meu alerta/reclamação (e consequente reposição do montante) seria uma quantia que me era retirada por mês com a maior das tranquilidades.
Muita atenção aos extractos bancários (digitais ou em papel). 
Até concebo que haja este débito. Mas que seja devidamente explicado na abertura da conta num determinado banco por forma a que o cliente entenda bem o seu significado.
Já cheguei à conclusão que os assaltos não acontecem só na rua...

Sem comentários: