domingo, julho 13, 2014

Passado mal resolvido...

Ao longo de alguns anos tenho conhecido pessoas que aparentemente serão normais, mas que depois, com algum tempo de convivência, percebo que têm o passado mal resolvido.
Passado mal resolvido sugere uma série de aspectos/domínios: afectivo, profissional, pessoal, etc.. No meu caso, e na medida em que conheço estas pessoas na esfera pessoal, cingir-me-ei aos domínios pessoal e afectivo.
No caso do plano afectivo, há muito tempo que defendo que se deve fazer (e bem) o "luto" da relação anterior por forma a que "quem vem a seguir" não tenha de sentir que tem de provar de novo a teoria da relatividade para conseguir ganhar a atenção da parte que foi magoada no passado. Bem sei que é normal que as pessoas fiquem magoadas e criem defesas mas também sei que é injusto que se tenha de aguentar uma série de testes e provações para que se capte o interesse do outro lado. Mas há pior. E usualmente as pessoas não entendem isto ou não percebem. Começar relações (ou pseudo-relações) na convicção "de se ir vendo o que dá"..é o mesmo que acreditar que beber uma cervejola depois de uma noite de copos nos faz ficar sóbrios. Acredita quem quiser. Eu não. Não acredito em nada dessas "mezinhas". Donde, dificilmente embarco em fantasias de jogos "tentativa-erro" para ir percebendo como corre a relação. Nunca o fiz e não seria agora que o iria fazer. E isto não é entendido/aceite pelas pessoas.
É no campo pessoal que vou entendendo/conhecendo o verdadeiro carácter das pessoas. Consigo perceber com o "avançar da fita do tempo" que há pessoas muito fracas de cabeça. Desde pessoas que cometem a infidelidade, passando por pessoas que não são verticais e me atacam neste espaço (e apenas demonstram que são cobardolas e preferem o anonimato) até às pessoas que num determinado momento percebemos que já nos fizeram muito mal. Pelas costas. E isto pode acontecer no plano profissional como usualmente (infelizmente) acontece.
Nota: Esta semana que passou eliminei (espero que definitivamente) mais uma pessoa da minha vida. Por razões que não interessa aqui estar a elencar porque seria dar tempo de antena que a pessoa em causa não merece. Trata-se de uma pessoa que gosta de brincar embora seja comprometida (e afirme que não é). Infelizmente não sou conivente com esse tipo de situação embora haja quem o seja. Também sei que me segue neste espaço. Espero sinceramente que seja feliz. E que cresça! Preferencialmente sem se lembrar de me incomodar..porque a minha paciência tem limites!

3 comentários:

Lídia Fernandes disse...

Concordo perfeitamente com o seu texto.
Mas por vezes temos que ser mais tolerantes com aqueles que nos rodeiam.
Acabar um relacionamento nem sempre é fácil e por vezes, quando achamos que encontrámos outra pessoa, e essa pessoa não tem paciência nem carinho para nós também não é nada fácil.
Parabéns por mais um belo texto. As maiores felicidades!!!

Lídia

Sisa el. disse...

Somos humanos! Quem não erra que atire a primeira pedra. O ser humano é muito complexo, a vida realmente, trás coisas que podem ficar mal resolvidas, e dramas que por mais que queiramos não nós largam...e mágoas também! Quanto à questão de pessoas fortes ou fracas de cabeça é um tema deveres complexos, com muitas variantes, com muito tempo a tentar e a ser forte! Só que um dia desiste...desiste, muda e muda a forma de pensar e de olhar o mundo! Como digo não é de fracos e fortes, bons ou maus, banco ou preto, a vida e a mente humana tem tantas carecteristicas interiores e exteriores, é feita duma paleta infinita de cores...concordo absolutamente com muita coisa, gostei muito do texto, mas continuo a achar que não hã rótulos a por! Já disse tantas vezes "eu cá seria incapaz de cometer isto ou aquilo" e pela boca morre o peixe...hoje simplesmente nada digo, continuo a aprender, sempre, comigo e com os outros! Bem Hajas! Gosto muito de ler os teus textos...

zé vida disse...

Es um tipo giro,charmoso..pena esse mau feitio,estraga toda a
fotografia,mas mesmo assim marcas quando passas pela vida de alguem.
Assina :Uma das eliminadas :)