domingo, outubro 12, 2014

Positivismo

Ao longo dos últimos anos tenho-me deparado com um sentimento que tem norteado a minha vida: o positivismo.
Costumo parafrasear algo que entendo ser óptimo - as energias negativas atraem energias negativas. Ou seja, e simplificando, se pensarmos em algo de forma derrotista / pessimista, garantidamente que teremos uma dificuldade acrescida em dar a volta à situação. Seja em que circunstância fôr. Para qualquer problema que possam imaginar neste momento. Se só se abordar a questão pela perspectiva negativa será encontrada uma dificuldade muitíssimo grande em perceber onde está a solução.
Não estou com isto a dizer que nos devemos desviar do foco / cerne da questão. Nem estou igualmente a referir que devemos desvalorizar a questão. Nada disso. Apenas sugiro que se pense de forma pragmática e prática. O prisma negativo não é necessariamente o correcto. O prisma derrotista também não será. Por vezes, uma conversa aberta e franca com alguém em quem confiamos permite-nos ter uma outra visão das coisas. Isenta, como se pretende, e quem sabe mais positiva do que aquela que estamos a seguir. O que de resto é o que se pretende.

Sem comentários: