domingo, novembro 30, 2014

O cinema e as séries

Aparentemente não terá nada a ver uma coisa com a outra. E se calhar não tem de ter. Mas o que é certo é que cada vez sigo mais séries - ver um dos meus "posts" mais recentes. Para piorar tudo....cada vez menos gosto da confusão, do buliço, dos atrasos derivados da publicidade e das pessoas malcriadas que vão às nossas salas de cinema.
Fui durante muitos anos um fiel cinéfilo e assíduo cliente de várias salas de cinema. Seguia as estreias de forma disciplinada e rotineira. Logo "ali", no dia seguinte às mesmas serem exibidas para perceber e tentar ajustar o meu gosto ao dos jornalistas que redigiam as críticas. Em alguns casos coincidia noutros nem tanto. Havia uma regularidade semanal nas idas ao cinema e onde era notória a a minha hercúlea tolerância ao ruído das pipocas, dos pés do espectador da fila de trás nas costas da minha cadeira, entre outras tantas situações que tiram qualquer pessoa do sério.
De cabeça sou capaz de recuar uns 25 anos e perceber que durante todo este tempo isso foi mesmo que aconteceu. Fui tolerante. Aceitei determinadas situações para que, em primeira mão me fosse possível ter uma opinião formada sobre determinado filme ou sobre a prestação de determinado actor. Qual homem que gosta de "bola" e consegue semanalmente falar do seu clube / golos marcados pelo seu jogador preferido. Assim seguia eu religiosamente os filmes do cinema.
Este ano as coisas mudaram um pouco como já aqui disse anteriormente. Deixei de ter tanta vontade de ir ao cinema. As vezes que fui (e talvez isto tenha contribuído da pior forma) não ajudaram. Ruído ambiente (pessoas a mastigar de boca aberta, a conversar durante o filme, as próprias cadeiras já muito usadas). Talvez sejam detalhes que sempre existiram e que agora....assumem uma importância diferente.
Com o meu mais recente vício - ver séries - as coisas passaram a ser diferentes. Se preferirem, a minha (já de si reduzidíssima) capacidade de encaixe para o ambiente do cinema tornou-se quase inexistente. Porquê? Porque posso ver tudo, com calma, na paz da minha casa. Sem perturbações. Sem barulho. Sem ter de esperar pelo final dos 20 minutos da publicidade, etc.. E ou muito em engano ou é mesmo para continuar.

Sem comentários: