domingo, março 12, 2017

E mais uma vez na oficina!

É verdade. Mais uma vez. Valha-me o facto de não utilizar o jipe durante a semana. Como é só ao fim de semana custa menos. Ainda assim, é tempo que não terei o jipe comigo para uma volta que me apeteça e mais uma despesa.
Por partes. A ideia era ir ontem à oficina para ver níveis de óleos que foram trocados e realizar mais dois trabalhos que tinham ficado por fazer. Cerca de duas horas que iria passar lá. 
Por altura da desmontagem de uma das rodas traseiras (a esquerda) percebeu-se a existência de vestígios de óleo. E na cava da roda também havia marcas do mesmo óleo. Marcas "frescas", ou seja, tinham sido feitas naquela viagem (casa-oficina). Naturalmente que foi tudo desmontado e percebeu-se que era de um retentor (peça cuja função é precisamente impedir que o óleo saia).
O problema já tinha sido identificado o ano passado, por altura de uma inspecção periódica obrigatória que o carro fez. Na altura, verificou-se que a potência de travagem nesta roda era inferior à instalada na posição oposta - aquando do accionamento do travão de mão. Quando o carro fez esta série de trabalhos há duas semanas atrás, o eixo traseiro teve o nível do óleo reposto. Consequência: se na altura da inspecção o nível do óleo baixo era a consequência da pouca potência de travagem nesta corra (esquerda traseira), e devido ao facto de ter havido fuga pelo tal retentor, quando o nível do óleo é aferido, o mesmo tinha de sair por algum lado.
Poderia ser colocado um retentor novo só deste lado. Contudo, pedi para verem o outro lado do eixo, dado que algures no tempo ía acontecer a mesma coisa (material que acusa o pêso da idade). Assim sendo, na próxima semana não vou ter o jipe comigo. Deverei ter após isso. E a tempo da estreia oficial no "offroad" no dia 25.03.17!! Manutenção preventiva. E carteira mais leve!

Sem comentários: